quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pesquisando Goián - Alcides e Pablo

Comecei a procurar informações sobre Goian e foi difícil no começo. Não conseguia achar nada na internet e não entendia porque Goian não aparecia nas minhas pesquisas no Google.
Pensava: "nossa!!! será que a cidade não existe mais? será que todo mundo de Goian veio para o Brasil?"
Então, comecei a pesquisar por partes. Já que Goian era parte de Pontevedra, enviei um email para um jornal da região perguntando sobre Goian (queria ver fotos do lugar). Alguém me indicou um site de Tui e foi ali que pela primeira vez consegui descobrir alguma referência a Goian. Conseguí ver algumas poucas fotos, mas queria mais. Queria saber sobre o lugar.
Descobrí que Goian fica na fronteira entre Espanha e Portugal, que muitas pessoas tinham gostado de passar férias lá, que tinha gente espalhada pelo mundo todo, que tinha uma "Avenida Brasil" etc.
Conseguí achar um site onde as pessoas que tinham alguma ligação com a cidade deixaram alguma mensagem para os demais. E foi lá que deixei uma primeira mensagem dizendo o nome do meu avô, que ele era natural de Goian, que tinha vindo para o Brasil em 1900, os nomes dos pais dele etc. Também deixei meu nome e o email para contato.
... E continuei procurando mais informações sobre o vovô.
Registros no Brasil? Muito difícil. Pesquisei em sites de genealogia, tentei contato com o Memorial do Imigrante, no Arquivo Nacional, com Registros de Estrangeiros, com registros de navios que chegaram ao Brasil.... Me comuniquei com genealogistas, mas isso tudo ficou na curiosidade. Comprei até mesmo alguns livros sobre a imigração espanhola. Nada que ajudasse a desenvolver isso tudo.


A Nair (Nair Peres Torres, prima terceiro grau) me ajudou e incluiu mais nomes na árvore genealógica. E eu completei um pouco mais com a parte que cabia aos filhos do vovô - Pompeu, Prim, Stela e Júpiter.
E um dia eu recebí um email do Alcides Sobreira, de Curitiba - Paraná.
E foi o Alcides quem me "apresentou" ao Pablo Pousa Carrera, um espanhol de Goián.
Pelas informações do Alcides (que achou meu email naquele site de Goián), eu logo percebí que ele era um "primo" distante. Nossos avós tinham os mesmos sobrenomes e eram de uma cidade pequena da Espanha, portanto, tinham que ser parentes.


Eu e o Pablo passamos a trocar emails e foi o Pablo quem conseguiu muitas informações sobre a familia do vovô Bruno, particularmente sobre os "Sobreira", já que o sobrenome Perez é muito comum na Espanha e, portanto, mais difícil de ser pesquisado.

5 comentários:

  1. Bom dia, adorei a so blog e sua pesquisa, minha abuella é de Goián , e também procuro muito informações sobre a minha família veio ao Brasil na gripe espanhola. Procuro informações sobre os "Amado Gonzalez Perez," Queria muito a sua ajuda por onde começar porque não há informações nos lugares que busquei e Goián não existe informações.Se puder me ajudar na busca ficaria muito agradecida.
    Alcione Amado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcione, deixei um comentário em sua página G+, espero que leia. Não pude ver qual é seu email, então vou deixar a resposta aqui no blog mesmo.
      No que depender de mim, pode contar com minha ajuda. Procuro obter o máximo de informações sobre sua avó de Goián e, se puder, me diga o nome dela.
      Entre em contato comigo via email pois assim fica mais fácil. Poderei lhe passar o contato com o Sr. Pablo que, com certeza, poderá lhe ajudar muito mais.

      Excluir
    2. Olá Junia, nossa quanto tempo eu não tinha voltado ao seu blog e hoje vim , rsrsrsrs. Meus avós eram Bruno Amado Gonzalez e Martina Amado Gonzalez Perez. Fico muito grata pela ajuda. Eu enviei um e-mail para você mas envio novamente hoje dia 08/12/2014.
      Espero que estejas bem e muchas gracias.
      Besos

      Excluir
  2. Oi prima! Quanto tempo! Precisamos nos ver. Gostei muito do histórico. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Hola Junia, Soy Ramiro, necesito comunicarme con vos por información! Mi email es ra_al_rio@hotmail.com ! Obrigado

    ResponderExcluir