quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A dificuldade dos registros sobre a imigração no Brasil - sobrenome Laender, completamente desconhecido

Tentei de várias formas conseguir mais informações sobre o vovô Alberto.
Sempre se soube na família que vovô Alberto tinha nascido em Santa Maria - Rio Grande do Sul e que foi para Teófilo Otoni com seus irmãos (não sei muito sobre isso e nem sei se os pais dele também foram para TO) numa época em que o Teófilo Benedito investiu na imigração de colonos, principalmente os alemães, e para eles haviam muitas facilidades para a compra de terra. Foi assim que os primeiros grupos de imigrantes destinados a Filadélfia (antigo nome de Teófilo Otoni) foram incorporados à cidade e, dentre eles, os Laender.
Ao tentar pesquisar algum registro de vovô no sul do País, não conseguí achar nada.
Então, as primeiras pesquisas que fiz foram na internet em alguns sites de genealogia americanos e lá aparecem muitos nomes "Lender" (algo relacionado a "terra", "agropecuária", etc.).
Minha mãe contava que esse sobrenome Laender na realidade era escrito com o "a" e "e" juntos, com um trema, numa forma alemã.
Pesquisando, descobrí que a origem do nome vinha da região da Alsácia-Lorena, atualmente território frances.
Procurando um pouco mais, soube da cidade de Colmar (minha mãe tinha um primo chamado Colmar).
Por um site, escreví um email para a prefeitura da cidade de Colmar perguntando se sabiam ou já tinham ouvido falar nesse sobrenome Laender. Pois eu recebí uma resposta !!!
Pena que não guardei o email, mas era do representante da cidade de Colmar, dizendo que esse sobrenome era mesmo originário daquela região (principalmente as cidades de Colmar, Houssen e Mulhouse) que anteriormente pertencia ao Império Germânico. Mesmo quando passou a ser França, as pessoas que falavam alemão eram chamadas de "alemães".
Bem, a família tem sua origem na Alsácia-Lorena e foi de lá que se espalhou pelo mundo, adotando então os sobrenomes Laender, Lender ou Lander, dependendo do lugar do mundo para onde emigraram.
Mas o que aconteceu aqui no Brasil, não tenho nenhuma informação.
Não sei onde nem quando o vovô nasceu.
Sei que ele se casou com vó Benzinho em 16/02/1900 (ou em 03/02/1901).
Ele era natural de Santa Maria - RS (ou Teófilo Otoni, não sei). Era filho de Henrique Laender e Augusta Schmith Laender.
Vovô morreu em 11/04/1932, vítima da diabetes (doença, aliás, que está amplamente consagrada na família Laender).


Um parêntesis: pelo site MyHeritage mantive contato com Flaviana Myers, cuja mãe nasceu em Teófilo Otoni (Mariza era filha de Antonio Laender).
Esse Antonio Laender chegou ao Brasil com 12 anos de idade em 1890 em companhia dos seus pais. Ele nasceu em 09/08/1878 e faleceu em 05/02/1980. Seus irmãos eram: Alfredo, Henrique, Gustavo, Davi, Clarice, Olinda e Juca. A mãe do Antonio adotou o nome de Brasilia.
Antonio Laender teve um primo João Laender casado com Benvinda e com um único filho Jacques, que seria o Dr. Jacques de Teófilo Otoni e que mãe dizia ser primo dela.
Antonio Laender também teve um sobrinho chamado Julio Laender, que foi prefeito de Belo Horizonte por uns meses (também primo de minha mãe, mas não sei filho de quem).


Acredito que o Antonio Laender talvez fosse tio do vovô Alberto.
Não mantive nenhum contato com a Flaviana depois do MyHeritage. Ela ficou de perguntar mais detalhes para a mãe dela.

5 comentários:

  1. Meu avô chamava se Tônico Laender!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu sobrenome é Leandro mas ao todo não bate com a minha ancestralidade que meu pai citou ser neerlandesa, pois segundo ele o meu bisavô era holandês.
    Ao todo ando pesquisando e descobri que Leandro é um sobrenome da Catalunha e possui diversas formas de escrita como "Lander" em que você citou, que provém do país basco.
    Teria alguma informação do tipo referente a isso? Talvez compartilhamos algum ancestral.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Me chamo Fernanda Laender, sou neta de Amalta Laender Rodrigues que nasceu em Teófilo Otoni (MG) e filha de Elia Laender que também nasceu lá. Tenho uma tia avó também chamada Benvinda!

    ResponderExcluir
  4. Oi boa noite, meu nome é Nágila Laender, minha familfa e de Teófilo Otoni, sou bisneta de Clarisse Laender que é Mãe de Isaura Laender( minha vó) ambas falecidas, minha mãe se chama Alcione Laender e moramos em juíz de fora MG mais temos contatos com os parentes em Teófilo Otoni e eu gostaria de saber mais sobre nossos antepassados e sobre a origem do nosso sobrenome. Se puderem ajudar, entrem em contato. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Tonico Laender é meu bisavô, pai da minha vó Antonieta Laender. Conheci ele menina e fui no seu velório

    ResponderExcluir