quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um artigo do Jornal AFATO de Teófilo Otoni - Minas Gerais

Não me lembro mais como isso chegou até minhas mãos, mas tenho comigo uma cópia de um artigo publicado em maio/98 por Guiomar Sant'Anna Murta intitulado "Gente Nossa" e que, dentre outros pioneiros, fala sobre o vovô Alberto. Coloco aqui a parte que se refere especificamente ao vovô:


..."Alberto Laender, descendente de alemães, não era homem de muitas letras e de muito espaço, entre pensar e agir. Não perdia tempo com sonhos. Projetava, fazendo. Foi assim que iniciou a criação de gado suiço e a cultura do cacau, partindo para a máquina de beneficiar café, estrategicamente situada no ponto da fazenda que viabilizava um terminal da Estrada de Ferro Bahia e Minas. Sua esposa, mulher forte até no nome: Dona Bernarda, tornou a conhecida Dona Benzinha que inspirava respeito por sua liderança e participação nos rumos de sua gente.
Para a menina que fui, a cada dos Laender marcava o limite da Rua das Flores e do encantamento que o muro com gradil de ferro insinuava para a fantasia infantil. Sei de outras crianças que também olhavam aquela casa grande e recuada, através das plantas e grades, sonhando entrar, conhecê-la por dentro, porém sabendo que não iriam além da porta para levar recados... O editor do Jornal de Caratinga, Humberto Luiz Salustiano Costa era uma delas, em seus tempo de menino do Seu Nô.
A casa dos Laender nos parecia tão imponente e importante...."

Resolví começar com este pequeno artigo porque a "casa de vó" (como sempre chamamos) foi o local onde nascí. Mãe contava que não deu tempo de ir para a Santa Casa, então o jeito foi fazer o parto em casa mesmo.
E a "casa de vó" é o símbolo das minhas lembranças de Teófilo Otoni, começo de tudo.


Um comentário:

  1. Lembro-me bem da casa da D.Benzinha,próximo á Praça da Estação,como chamávamos.na verdade,a estação era a estação ferroviária.que hoje deu lugar à estação rodoviária.Mas os laender ainda são presença marcante na vida dos teofilotonenses.Dr.Laerte,Bernardo Laender moravam um ao lado do outro.Saudades eternas.O jornal Estado de Minas está lançando uma série de reportagens sobre a estrada de ferro Bahia e Minas,que o Gen.Castelo Branco extinguiu e acabou com o sonho de milhares de pessoas.

    ResponderExcluir